segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Google Wifi (2)

Olá pessoal.

Vai aqui o relato do uso do Google Wifi por 2 meses, resumido em uma palavra: "Espetacular"!

Sério, meus problemas com internet acabaram. Estável e fácil de configurar. O problema de pegar bem em um cômodo da casa e não pegar em outro, agora é passado.

O Google Wifi é configurado apenas por app para iOS e Android (chupa Windows Phone). Se não tiver algum aparelho desses para configurar, vai sobrar. Tudo é configurado pelo app: atualizações de software, configurações diversas, senhas, tudo.

Achei que o aparelho seria meio capado, que seria mais simples, mas achei ele bem completo. Tem opções de testar a rede, medir velocidade da internet, testar a rede Mesh (ver se a interligação dos roteadores está ok), estabelecer prioridade de equipamentos, administrar usuários (senhas, limites de uso, configurações de sites permitidos / proibidos), além das tradicionais configurações de DNS, WAN e LAN, reserva de IP DHCP, encaminhamento de portas e coisas do gênero. Tudo bem claro e fácil de configurar, a la Google.

O equipamento é bem discreto. Pequeno, bonito, sem antenas visíveis, com estilo minimalista. Tem uma luz branca com intensidade variável (ajustável via app - se quiser deixar apagada no quarto, para não incomodar o sono, é possível).



Só estranhei um pouco o fato de ter apenas uma porta de saída ethernet. Resolvi aqui colocando um switch ethernet Gigabit com 5 portas.



Coisas da vida: enquanto estava escrevendo esse texto, dei uma olhada no site do Google Wifi e vi que ambas as portas podem ser usadas como LAN nos equipamentos secundários (o equipamento primário, que recebe a internet da operadora, vai precisar de uma porta para receber o sinal; a outra funciona como LAN)... Em todo caso, precisaria do switch de qualquer modo. 😒

Uma coisa que achei bem interessante é a possibilidade de acessar e configurar tudo pelo app mesmo estando fora da rede. Claro, é também arriscado porque se você perder o telefone (e ele não tiver nenhuma trava de segurança - senha, identificação digital ou qualquer outra), você PODE estar no sal... Mas por outro lado quebra um galhão, principalmente se a esposa ligar no meio da tarde reclamando que a internet caiu, tá lenta, etc, você entra no app e descobre qual o problema e até, eventualmente, reinicializa os roteadores. Bem prático.

Rede de 2,4 e 5 GHz? Tem. Rede para visitas? Tem também.

Ou seja, é um roteador bem completo, fácil configuração, com todas as praticidades e exigências do mercado doméstico atual. Vale a compra. Como ponto negativo, acho que deveria ser possível configurá-lo pelo computador.

Tem mais um ponto bem importante, pelo menos para mim. Já devo ter comentado que sou meio obsessivo-compulsivo por Back-up. Com o Google Wifi, uma vez que todos os computadores estão dentro da MESMA rede, mesmo que eu esteja com um computador na sala, consigo fazer o TimeMachine no meu MacMini, como já tinha explicado aqui e aqui.

Outra coisa que foi uma grata surpresa: minha impressora Wifi, uma Samsung M2070FW, que só aceita WPA - informação do Call Center da Samsung Brasil - (😓 porra, Samsung!), está funcionando na rede que está com senha WPA2. Não me perguntem como...

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário