quinta-feira, 12 de outubro de 2017

JoyStick para MSX

Olá Pessoal,

   Há alguns posts eu comentei que havia comprado um MSX2+ e um SD-Mapper Megaram. Comentei que faltava comprar um joystick para o MSX.

   Pois bem, não falta mais! 🎉🎊🎉🎊

   Bom, de cara já sabia que não acharia um controle novo, novinho, zero porque não são mais fabricado há anos. De cara já sabia que seria: ou usado, ou adaptado "por dentro" ou adaptado "por fora". Tipo isso aqui:

(Imagem retirada do Mercado Livre, da loja do Cadari)


   Sendo assim, fui dar uma estudada (aqui, aqui, aqui e aqui) e descobri algumas coisas interessantes:
  1. A diferença entre os controles do MSX, Atari e Megadrive são mínimas, basicamente a função de alguns pinos; interessante que entre os controles do Atari e MSX eu nunca percebi diferenca, até porque tive um do MSX (que quebrou 😔) e passei a usar o do Atari que estava guardado.
  2. Percebi que realmente ou teria que abrir o controle e trocar alguns fios (incluindo soldar, que eu não tenho nem equipamento, habilidade, conhecimento ou muito menos intenção de fazer) ou compraria um já fuçado.
   Mas aí, na lista MSX-L Brasil, pintou um anuncio disso aqui:



   Um adaptador "externo" para um controle de Megadrive. ESSE eu sabia que era vendido na internet NOVO, ZERO! Da China, com qualidade chinesa, chinfrim. MAS ZERO! E sem ter que abrir. O site para que quiser procurar é aqui, mas tá sempre avisando que não tem. É esperar para a sair a oferta na lista ou ver se alguém (exceto eu) tem para vender.

   Pensei: é isso mesmo e é pra agora. Comprei 2 adaptadores (R$25,00 cada) e dois controles (comprei no ML, não lembro o preço exato mas deve ter sido uns R$20 ou R$25 os dois!).

   Os controles são esses aqui:






    

   Beeeemmmm mais ou menos. Qualidade bem mais ou menos. Quando a gente dá uma balançada, os botões ficam balançando também. Tem aspecto frágil pra caramba. Mas funciona.

   Já os adaptadores são esses aqui:







   Achei que poderiam ter caprichado um pouquinho mais, tipo uma caixinha que protegesse melhor a placa do que o plástico termo-moldável.

   Depois de encaixar um no outro, fica assim.





   Não ficou 100% lindo, mas ficou 100% funcional. No final das contas, achei bem razoável.

   A jogabilidade, no meu caso, ficou um pouco comprometida porque sou destro e o direcional de todos os controles de games são para os dedos da mão esquerda, ficando os botões para os da direita. Nos controles do tipo manche (como os do Atari e do MSX), eu segurava o manche com a direita e usava o botão com a mão esquerda. Essa opção, um joystick tipo o do Atari, porém novo, é uma possibilidade. Está a venda na Mercado Livre, na loja do Cadari (de onde copiei a foto).



   Tem um site (aqui) que vende um controle pronto para MSX, mas esbarraria nesse mesmo problema e foi o único motivo para não comprar. Achei o controle muito bonito.



Enfim, a compra foi feita, tudo chegou direitinho e funcionou a contento. Resolvido!

Até a próxima.

3 comentários:

  1. Oi Jayme. Fantástico trabalho! Parabéns... Só que nessa postagem as imagens sumiram. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tenho controles de atari, funcionam no msx mesmo? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Sim, funcionam sim. Eu mesmo tenho um Atari e utilizava os controles no MSX antes de comprar.

    ResponderExcluir