sexta-feira, 2 de junho de 2017

Shortener URL - Encurtadores de URL

   Alguns assuntos são batidos e antigos, mas sempre digo que esse blog é uma "memória" para mim: porque fiz assim ou fiz assado, porque escolhi isso e não aquilo, onde li / estudei para embasar essa ou aquela decisão. Esse post é mais um desses, é mais uma memória para mim (e para vocês, se desejarem) - encurtadores de URL.

   Assim como é quase impossível guardar na mente humana vários e vários IP's e assim criamos as URL, os encurtadores de URL facilitaram a cópia de endereços longos, principalmente em tempos de 140 caracteres...
   

   A ideia é fácil de entender. Existem centenas de encurtadores de URL, basta escolher o de sua preferência.

   Basicamente o serviço faz uma tradução para base de 36 (26 letras e 10 números) ou base 62 (26 letras minúsculas, 26 maiúsculas e 10 números) ao invés da base de letras (26) ou de números (10). É meio o que o computador entende em bits (&11111111) - base de 2 ou binária - e fica mais fácil para nós com outra base maior (de 10, decimal, 256 ou de 16, hexadecimal, &FF). O encurtador de URL faz exatamente isso, da nossa base de 26 (26 letras) para a base dele (de 36 ou 62). Perceba a redução que temos da base binária (&11111111) para a hexadecimal (&FF). O mesmo ocorre com endereços. Simples e elegante! Saiba mais aqui, se tiver interesse.

   Tenho visto, principalmente esses 3 serviços:

  • Bit.ly - permite inclusive que você saiba quantas vezes e onde seu link foi usado.
  • TinyURL.com - permite que você crie endereços personalizados.
   Por exemplo: https://jaymebc.blogspot.com.br vira http://tinyurl.com/ya87yxcp. Se eu quiser, posso personalizar assim: http://tinyurl.com/chicletes . Repare que, nas 3 opções, irá para o mesmo lugar. Apesar de ser pioneiro nesse serviço, está perdendo lugar ao sol.
  • www.goo.gl - Google URL Shortner - É o serviço do Google. Faz tudo que os outros fazem.
   A conclusão é a seguinte: todos fazem mais ou menos a mesma coisa, quase todos permitem acompanhar quantas vezes e onde seu link foi clicado e alguns permitem acompanhar os compartilhamentos do Twitter (sim, porque os encurtadores de URL foram criados para serem usados no Twitter!). A preferência de qual usar é do freguês.

   Mas concluo relembrando o primeiro parágrafo: precisei estudar isso para falar e entendi como funcionam esses encurtadores. Isso foi o mais legal!

   Até a próxima!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário