domingo, 14 de maio de 2017

MAC address, DHCP e reserva de endereço em DHCP

   Os computadores ligados na Internet têm um endereço: endereço IP. Sua operadora de internet SEMPRE saberá, portanto, se você acessou a internet, onde acessou, o que acessou, (talvez) exceto se você utilizar algum serviço para esconder IP (tipo o HideMyAss) ou VPN. Isso serve para computadores, tablets, telefones, etc.

   Cada computador ligado na internet tem um IP único, mas esse IP pode mudar a gosto da operadora. Assim, mesmo que o IP varie (IP dinâmico), a operadora sabe quem acessou o quê. Se você por algum motivo precisar ou quiser ter um IP fixo, é necessário entrar em contato com a operadora e contratar um serviço à parte.

   Depois que o sinal chega em sua casa, um roteador dividirá ele para todos os equipamentos que estejam usando a internet (ou intranet). O roteador cria um IP interno (algo como 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 ou 10.0.0.1) e associa esse IP com um número único de cada placa de rede existente, chamado de MAC Address. O roteador tem um programa interno que o faz funcionar como um servidor de rede, distribuindo esses endereços IP para os equipamentos e registrando qual equipamento com qual MAC Address estava conectado nesse IP. Com um pouquinho mais de profissionalismo, é possível ter acesso ao que cada computador em especial (pois cada um tem um MAC Address único) acessou. Coisa simples para a PF e seus peritos, tá dona "2606iolanda@gmail.com"?

   Os roteadores usam um protocolo para distribuir IP's aos equipamentos que os utilizam. Esse protocolo chama-se DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Só que cada vez que o roteador ou o equipamento é desligado e religado, um novo endereço IP "interno" é dado para o equipamento. Assim, se antes você estava conectado como 192.168.0.100, após desligar e religar você ficará conectado como, por exemplo, 192.168.0.105. Se você estava usando algum equipamento como câmeras, servidores, etc, provavelmente terá que reconfigurar tudo a cada vez que desligar.

   No post anterior onde eu explicava sobre o Time Machine, disse que provavelmente você teria que reconfigurar tudo se desligasse o computador que funciona de servidor do TM (onde está conectado o disco "Time Machine", no meu caso o MacMini) ou o roteador.

   O Time Capsule "original" da Apple sempre terá um HD com IP fixo, pois foi projetado para isso. Como explicado, o Time Capsule é um roteador com um HD interno. Mas é possível fazer isso com qualquer HD em rede e qualquer computador ligado em um roteador. Tudo dependerá das capacidades do seu roteador :)

   Primeiramente, vamos descobrir o MAC Address do Mac:

1 - Clique em Preferências do Sistema --> Rede


2 - Escolha qual conexão está usando (no meu caso, estou ligado no roteador pelo Wifi E por cabo Ethernet). Neste caso, tanto faz qual placa eu quiser utilizar para "travar" o IP, mas lembre-se que o MAC Address para cada uma dessas placas será diferente, apesar de ambas estarem no mesmo computador.


3 - Para continuar, clique em "Avançado" e Hardware.
 

   Marcado em vermelho está o Endereço MAC ou MAC Address.

   Agora vem a parte um pouco mais difícil pois depende de cada fabricante de roteador. Eu uso um TP Link Archer C50, mas procure na página de setup do seu roteador a aba DHCP e Reserva de Endereço (Address Reservation).

   Após entrar na página de setup do roteador, basta escrever o MAC Address na reserva de endereço DHCP, escolhendo um endereço fixo. No meu caso, escolhi como endereço o mesmo que utilizei para configurar o Time Machine no post anterior (passo 4).

(Lembra dessa foto? O endereço IP a ser utilizado é o da seta 4, seja smb ou afp, tanto faz.)


   Pronto!

   Mesmo que eu desligue o roteador ou o MacMini, esse endereço IP estará reservado para a placa do MacMini. Se precisar trocar a placa de rede ou Wifi do MacMini ou se trocar de computador, será necessário refazer os passos, pois o MAC Address será alterado.

   Desse modo, fizemos um Time Capsule utilizado um MacMini como servidor e um HD externo. É possível fazer isso com virtualmente qualquer computador ligado em uma rede como servidor (independente do sistema operacional utilizado) e qualquer HD externo. Esse passo final apenas garante que o endereço IP utilizado sempre estará reservado para essa função.

   Na Internet há diversos tutorais para fazer um servidor de Time Machine com Raspberry Pi, mas utilizando o OSX eu achei bem mais fácil.

   Num próximo post eu falarei de como fazer backups incrementais e não incrementais SEM usar o Time Machine, falarei do novo morador daqui de casa e de um antigo que ressurgiu das cinzas...

   Até o próximo!