domingo, 16 de abril de 2017

Carregador Portátil Pocket Juice

   Carregador portátil: mais outra excelente criação dos homens!

   Tá, existe há muito tempo e não é nenhuma novidade! Mas é útil pra caramba. Comprei um há uns meses e ocasionalmente o uso. Já saí de algumas enrascadas graças a ele!

   Precisei dar uma estudada pra não comprar (nem escrever) bobagem. Nada muito difícil, mas vale a pena relembrar. Variam, principalmente, as seguintes características: número de saídas, amperagem corrente e voltagem tensão (ou seja, potência) de saída e capacidade de carga da bateria.

   A capacidade de carga é a coisa que chama mais a atenção e que não é, necessariamente, a mais útil. A capacidade de carga é medida em mAh: quanto mais, melhor. A bateria do iPhone 7 tem 1960mAh. A do Moto X Style tem 3000. O meu carregador tem 5200mAh. Pra mim, que tenho um iPhone 7, serve pra carregar a bateria do telefone, se ela estiver quase vazia, umas 2 vezes e sobra um pouco.

   Na minha opinião, a característica mais importante é a corrente (A) e tensão (V) de saída, ou seja, a Potência da saída (W), que é calculada multiplicando a corrente pela tensão. Isso vai determinar se é possível ou não carregar o celular e, se for possível, se será rápido ou não. Se a corrente elétrica que sai da bateria portátil for menor do que aquela necessária para carregar o gadget, o dispositivo não será carregado. Porém, quanto maior for o valor desta corrente, mais rápida poderá ser feito a recarga da bateria do aparelho. Para entender melhor, já que há muito confusão, pode-se imaginar que a tensão (e não "voltagem") equivale à espessura de um cano e a corrente (ou "amperagem") equivale à pressão da água. Ao aumentar a tensão (ou seja, alargar o cano) é possível fazer com que mais energia flua mantendo a mesma corrente e vice-versa. Procurei, mas não encontrei, os valores de corrente e tensão dos carregadores do iPhone e do iPad. Achei somente a potência: o do iPad é de 10W e o do iPhone é de 5W. O meu carregador tem saída de 5V e 2,4A, ou seja, potência de 12W! Carrega o celular bem rapidamente.

   Evite comprar carregadores portáteis com potência de saída baixa, pois o resultado será frustrante: o gadget não carregará ou o fará muito lentamente.

   Outra coisa que vale pensar é o número de portas de saída. Escolhi um com uma saída só, mas cada caso é um caso :)

   O meu é esse aqui: Pocket Juice 5200mAh (http://www.bestbuy.com/site/tzumi-pocketjuice-portable-charger-black/4561830.p?skuId=4561830). Atualmente a BestBuy vende por $19.90, mas comprei numa promoção e saiu por $12.00 doletas. Uma pechincha!

   No próximo post (juro, vai ser bem em breve, não será daqui há 5 anos) vou falar sobre como resolvi meus backups e como resolvi meu Time Machine.

   Até!