domingo, 14 de novembro de 2010

Proxy Internacional

   Quando o Mahmoud Ahmadinejad estava contabilizando seus votos para a reeleição no Irã e a população se rebelou, resultando em pancadaria generalizada nas ruas, o acesso a sites estrangeiros no país foi proibido. Não havia como postar fotos ou vídeos do que estava acontecendo no país se não fosse por canais oficiais.

   Não? Pois é, havia outro jeito. Através de Proxies Internacionais, ou seja, você acessava a rede como se fosse alguém em outro pais acessando a rede. Não, não é complexo, mas não é esse o lugar para explicar a mágica. Só vou postar a dica, pois, agora que a Venezuela é aqui, pode ser útil.

   Você pode acessar estes sites: Proxy Servers, Hide My Ass e Proxy Server List, mas então você terá que contar com a sorte de encontrar um bom link para acesso rápido e tal. Na falta de algo melhor, quebra o galho.

   MAS exitem outras 2 boas opções, bem práticas.

   A primeira delas é Hotspot Shield. É um programinha para Windows e Mac. Você instala, clica e pronto, ele se conecta sozinho com um servidor dos EUA, onde você pode acessar conteúdos proibidos no Brasil :) Tem um detalhe. Ele teima em abrir uns links de propaganda (nada pornográfico, para o caso de algum puritano perguntar). O problema é que, em dispositivos com telas menores, como os netbooks, esses links podem "comer" espaço útil na tela. Além disso, alguns links são sonoros, atrapalhando escutar vídeos ou músicas. Tá, dá para contornar, mas às vezes, simplesmente não é possível achar onde está a "propaganda falante". Não existe almoço grátis!

   Mas há outra opção que é o proXPN, também disponível para Mac e Windows. Ele não mostra "comerciais falantes", mas demora mais para conectar com os proxies estrangeiros. Não existe almoço grátis, lembra?

   Ainda se perguntando pra que raios usar mais um programa no seu computador? Lá vai, então: conhece a Last.fm? Pois é, para você usar no Brasil (e em vários países), você precisa fazer um login. Depois de um determinado número de músicas, você terá que começar a pagar (poucos dólares, é verdade) para o uso. Mas nos EUA, por exemplo, é "de grátis". Daí você se conecta ao proxy americano e voilà...

   Mais um case de sucesso. Conhece o site Hulu? Clique nele aí na sua casa e você verá que ele só funciona nos EUA. Lá tem um monte de séries e filmes disponibilizados pelos próprios canais americanos, para tentar reduzir a pirataria. Enfim, se você entrar nesse site via proxy americano, o que você acha que vai acontecer? Isso mesmo, acesso ILIMITADO!!!!

   Boa diversão.