domingo, 14 de novembro de 2010

Barcode Scanner para Android e QRCode Maker

   Todo mundo já sabe: o código de barras está em fim de vida. Ele informa muito pouco em relação aos seus sucessores (os códigos de barras 2D). Sua única vantagem é a praticidade de um sistema já amplamente difundido. Quase todos os produtos que você comprar terão um código de barras, certo?


   Os novos smartphones (tá, os antigos também) contam com recursos para utilizarem os códigos de barras tradicionais e os 2D. Através de aplicativos específicos, você pode obter informações sobre preço, links, fotos e até autenticação para roteadores!


   No sistema Android isso é tão normal que muitos sites só mostram os códigos 2D ao invés de links. Cá entre nós, é muito mais fácil isso que digitar um endereço enorme naqueles tecladinhos dos SP...

   Existem diversas opções para entrar nesse mundo. A minha favorita é o Barcode Scanner, produzido pela ZXing e distribuido gratuitamente no Market. No Windows Mobile eu usava o Quick Mark, mas no final, ele estava cobrando para permitir a abertura do browser. Até poderia trocar, pagar ou procurar "versões alternativas" na Net, mas acabei indo para a plataforma Android (por outros motivos). Para outras plataformas também existem opções, mas aqui vou falar só do Android.

   É muito difícil usá-lo: clique no ícone do programa, aponte para um barcode 2D e pronto. A informação inserida vai aparecer. Complicado, né?


   Mas nem tudo são flores, claro! O sistema 2D ainda não tem um padrão definido, apesar de que, qualquer que seja sua opção, você terá mais recurso que no código de barras tradicional. Existem QR Codes e Data Matrix (os dois mais comuns), mas também o Microsoft Tag Reader e diversos outros.

   Se você desejar, pode começar a fazer seus códigos de barra 2D também!

   Se você é fanzão da Microsoft, pode tentar a sorte aqui. Mas esse sistema é um pouco burocrático, quer dizer, você cria um barcode 2D no site da Microsoft, necessita de fazer um login, etc, etc, etc. Mas o resultado é bom. Veja só:

   Não sei, mas eu pessoalmente prefiro esse outro aqui. Tem muito mais opções de informações, já que além da tradicional "zebrinha", você também cria códigos 2D, ISBN e Mobile Tags, dentre outras. É gratuito e muito fácil de usar. Dê uma olhada no resultado:

                                                  

   Este outro aqui, também tem proporciona ótimos resultados.

   Pronto, agora você já pode criar seus códigos 2D e acessar diversas informações. Mais fácil que morder água, não?  ;-)